Criado em 21/09/2016 11:42:37
Campanhas de Email Marketing

10 dicas úteis para fazer um bom Email Marketing

Uma das ações mais antigas do Marketing Digital é o envio de campanhas de  Email Marketing. A meta dessa ação é muito simples: fazer chegar à caixa de e-mail dos seus clientes ou público-alvo informações curtas e eficazes que criem uma imagem positiva sobre você.

A ideia não é enchê-los com informações que não os interessa: é fornecer, gradualmente, conteúdos de valor.

Ainda assim, apesar de muitos conhecerem o potencial do email marketing, criar conteúdos bons e relevantes nem sempre é tarefa fácil. Mesmo porque, o que é que capta a atenção dos clientes? O que é que o seu público-alvo quer ler? Todas estas dúvidas são decisivas no momento de enviar suas campanhas.


Assim trazemos para você estas 10 dicas para fazer uma boa campanhas de Email Marketing.

1) Personalize sua Campanha

É importante que os destinatários saibam quem é que está enviando a campanha. Quem está tentando falar com eles. Desta forma, o objetivo é criar um elo entre você e seu destinatário e assim ele terá mais prazer para ler aquilo que você está enviando para ele. Certifique-se de que seus e-mails são assinados com seu nome e não o nome da sua empresa ou website.

2) Assunto irresistível

O assunto é a primeira impressão. É a partir dele que seus destinatários irão decidir se abrem ou não sua campanha. Ao entrar em sua caixa de correio e encontrar um e-mail com um assunto interessante a chance de abri-lo é muito maior. Mas cuidado: não utilize títulos que não correspondam ao conteúdo do e-mail.

 

3) Não envie campanhas todos os dias

Evite enviar campanhas de Email Marketing todos os dias para o mesmo público-alvo. Se encher suas caixas de entrada com muitas campanhas, a probabilidade de que abram seus e-mails diminui muito. Envie suas campanhas, no máximo de 2 em 2 dias. 

4) Direto e curto

Não escreva textos muito longos em suas campanhas. Faça chamadas criativas que gerem a vontade de continuar lendo no seu destinatário, crie uma "Call to Action" e leve ele para seu site, blog ou loja virtual.

A ideia das campanhas de Email Marketing é levar ao visitante uma mensagem que vá direta ao ponto. Não escreva mais de cinco parágrafos num e-mail e certifique-se de que cada parágrafo não tem mais de 4 linhas. 

5) Não fique pedindo ou falando só de você

Fale com seu destinatário, dialogue com ele, personalize sua campanha. Não fique falando só sobre você, ou pedindo que compre seus serviços e produtos. Mostre para seu destinatário as vantagens de seus produtos e serviços, explique para ele como poderá usá-los, aplicá-los etc. Esta é a melhor forma de fazer seu marketing, falar de você enquanto os ajuda. 

Inbound Marketing
Marketing Digital

6) Iscas e Recompensas Digitais

As pessoas adoram receber presentes inesperados. Surpreenda-as oferecendo recompensas digitais como ebooks, videos, webinários, cursos online, infográficos etc. Ao sentir-se recompensado, sua imagem perante seus destinatários só tem a melhorar. 

7) Não utilize apenas imagens

A maior parte dos leitores de e-mails bloqueiam a visualização das imagens das campanhas de Email Marketing as escondendo até que o usuário libere a visualização. 

8) Faça Links

Mas sem exageros, insira links dentro das suas campanhas que levem seus destinatário para seu site, blog ou loja virtual. A ideia é continuar nutrindo seu destinatário com informações relevantes que porventura ele precise. 

9) Mantenha sua Lista Atualizada

Retire os e-mail de destinatários que não existem, corrija e-mail com erro de grafia, sempre que possível pergunte ao seus destinatários se pode continuar enviando suas campanhas. Isso é muito importante para que você não envie suas campanhas para pessoas que não as querem receber. E ainda, mantendo sua lista sempre atualizada, a chance de suas campanhas entrarem na caixa de entrada de seus destinatários é muito maior. 

10) Não faça SPAM

Este é o fator decisivo quando se trata de enviar campanhas de Email Marketing. A prática de envio de SPAM, pode comprometer todo seu Marketing Digital, levando os servidores à bloquear o recebimento de emails enviados por você e sua empresa. Prejudica ainda o Marketing de Busca, pois pode "sujar" seu domínio e IP. Você não tem nada à ganhar com esta prática, só perder. 


email marketing

Outras Notícias

Topo